Viva Bem – Episódio 1 – Por onde começar uma atividade física

A gente sabe da importância de cuidarmos da nossa saúde. E por isso, conversamos com dois profissionais que vão ajudar você a aproveitar melhor os benefícios de uma alimentação saudável, associada à prática de atividades físicas. O Viva Bem conta com as dicas do educador físico Ícaro Mendes, e da nutricionista Andressa Langlois.

Começar uma atividade física nem sempre é fácil, então pra dar aquele up que faltava, conversamos com o educador físico Ícaro Mendes, do Seu – Centro de Saúde integrada, e ele listou uma série de dicas pra você começar AGORA a se movimentar. #XôSedentarismo

 

 

 

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Para o professor Ícaro a resposta dessa questão é fácil: Por uma atividade que você goste! “A pessoa precisa procurar uma atividade que ela goste. Seja pedalar, caminhar, correr, ir para a academia, fazer uma aula de kangoo jump, uma aula de circo… Tem que procurar uma atividade que dê prazer.”

 

Dica 👉 Várias academias e espaços de treinamento oferecem aulas experimentais gratuitamente em diversas modalidades. Então, se você ainda não começou a praticar uma atividade física específica porque não sabia se ia gostar, não tem mais desculpa. E é claro, vale testar todas as modalidades sim! 😉
Além disso, os espaços abertos também são uma ótima opção para a prática de vários esportes. Que tal dar aquela caminhada na orla da praia hoje? (E amanhã, e depois…) 😀

 

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É importante conhecer também os seus limites. “O ideal é sempre fazer uma avaliação médica antes de começar uma atividade física determinada. Ver como está o coração, como está a pressão, entre outros fatores. A pessoa precisa conhecer o corpo para então dimensionar o que pode ou não realizar, e com qual intensidade.”
Outro fator que deve ser observado é a quantidade de exercícios feitos. A pessoa não deve exceder limites em busca de um objetivo. Por exemplo, quando uma pessoa faz atividades físicas em excesso, o corpo não tem o tempo de descanso necessário, e isso pode implicar não só na fadiga, como também pode vir a causar uma lesão mais séria.

 

Dica 👉 Para adultos é indicado um tempo de 150 minutos de atividade física por semana. Esse tempo deve ser dividido em vários dias, preferencialmente com uma regularidade de 3 dias ou mais. Mas sabe o que também entra nessa conta? Qualquer atividade física executada por cerca de 10 minutos ou mais. Então que tal ir caminhando do trabalho pra casa ou deixar o elevador de lado? #BoraComeçar

 

Curtiu a ideia? Então te liga que esse é só o primeiro episódio da nossa série. #VivaBemComTordilho

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