Viva Bem – Episódio 4 – Arquitetando: Alimentação equilibrada

Hoje é dia de Viva Bem por aqui, e nesse episódio você vai conferir uma série de dicas voltadas a uma alimentação equilibrada com base em todos os nutrientes que você precisa. Quem conversou com a gente foi a nutricionista Andressa Langlois. #ConstruindoOPrato

 

 

 

Para a nutricionista Andressa Langlois, um prato deve ter em sua composição a presença de vitaminas e minerais, carboidratos, leguminosas e uma fonte proteica, garantindo assim todos os nutrientes necessários à alimentação.

“Ter uma alimentação equilibrada significa conseguir utilizar minimamente os alimentos industrializados, e priorizar alimentos que vêm direto da terra. Para apresentar todos os valores nutricionais, um prato precisa ter vitaminas e minerais, que podem ser encontrados nos vegetais. Precisa ter carboidrato, principalmente os complexos, que normalmente vêm diretamente da terra. Além disso, o prato deve ter a presença das leguminosas e uma fonte proteica, de preferência com alto valor biológico”. #BoraColocarEmPrática

 

 

 

Os vegetais devem ser os mais variados possíveis: crus, cozidos, e coloridos. Cada cor tem um tipo de vitamina e nutriente diferente.

Os carboidratos complexos são os melhores. São eles o arroz, a batata, o aipim, entre outros.

As melhores leguminosas também vêm da terra. São elas o grão de bico, a lentilha, o feijão, entre outros.

Proteínas de alto valor biológico podem ser encontradas na carne vermelha ou na carne branca. Peixes e ovos também são uma opção de fonte proteica.

 

 

Segundo a nutricionista, é importante que seja inserida uma fonte proteica de baixo índice glicêmico nas refeições intermediárias, e de gordura boa preferencialmente. O baixo índice glicêmico pode ser conseguido em um carboidrato mais rico em fibras. Algumas opções são a aveia, a linhaça, a quinoa, entre outros.

 

 

 

 

 

Para a nutricionista, um plano alimentar correto exige cores.

“Cada cor significa um tipo de vitamina, micronutriente e mineral, então o ideal é que a gente sempre tenha uma alimentação muito colorida, que assim a gente consegue obter todos os tipos de vitaminas e minerais necessários dentro de um plano alimentar diário”. #PratoArcoÍrisPorqueSim

 

 

Os benefícios são múltiplos, e a melhora na estética é só uma consequência do resto.  Com uma alimentação balanceada é possível se ter uma melhora de sono, disposição, saúde, níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia, cognição, concentração, entre outros.

“Ao fazer um consumo maior de alimentos industrializados, maior é o índice de malefícios provenientes de componentes que são antinutricionais, seja pelo contato que o alimento vai ter com a lata ou com o plástico, ou pelo grande tempo de armazenamento, que pode ser prejudicial para as características nutricionais e organoléticas daquele produto”.

 

Curtiu o episódio de hoje? Então não esquece: semana que vem tem mais! #VivaBemComTordilho

 

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